Fisioterapia Pediátrica no Desenvolvimento Sensoriomotor da Criança
A intervenção em Fisioterapia Pediátrica baseia-se nas etapas de neurodesenvolvimento e será adequado a qualquer criança em que se detete alterações/atrasos no desenvolvimento sensoriomotor, independentemente do diagnóstico.
Durante o primeiro ano de vida, a velocidade do desenvolvimento é muito grande, sendo esta a fase com maior adaptabilidade e plasticidade cerebral, relativamente aos períodos posteriores.
Apesar de cada criança ter o seu ritmo de crescimento, existem marcos esperados para cada idade que permitem aos pais, educadores e profissionais de saúde perceber se a criança está a desenvolver-se dentro do que é previsível para a sua idade.
Aos 3 meses consegue:
· De barriga para baixo apoiar-se sobre os antebraços e levantar a cabeça;
· Alcançar objetos com as duas mãos no centro;
· Manter a preensão de objetos que lhes são dados, deixando-os cair de forma involuntária,
Aos 6 meses consegue:
· Rolar;
· Ter um maior controle da cabeça;
· Agarrar objetos com uma e/ ou duas mãos e transferir de uma mão para outra;
· Empurrar-se contra superfícies de apoio;
Aos 9 meses consegue:
· Gatinhar;
· Sentar sem apoio;
· Passar de barriga para baixo para sentado;
· Levantar com apoio dos braços e com algum suporte;
Aos 12 meses consegue:
· Segurar-se de pé;
· Andar com apoio das mãos de um adulto;
· Subir escadas a gatinhar;
· Sair com grande facilidade da posição de sentado;
A identificação precoce de alterações no desenvolvimento sensoriomotor típico, através de uma avaliação preventiva poderá fazer a diferença, na medida que quanto mais precocemente forem detetadas as necessidades da criança, mais rapidamente estas poderão ser colmatadas com estímulos, alterações no próprio ambiente e com facilitação e experiência do movimento adequado, que poderá permitir à criança desenvolver o seu máximo de potencial a nível motor, psíquico, cognitivo e social.
Autor:
Dra. Marta Perestrelo – Fisioterapeuta
Bibliografia
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